domingo, 10 de março de 2013

Atividade: Aula de cinema 01

O cinema nacional no século XXI ganhou novos contornos, filmes com qualidade e o público aprovou. Tivemos na grande tela filmes grandiosos tais como Cidade de Deus (distribuído para 62 países), Carandiru, Tropa de Elite (esse, sem dúvida, teve um público expressivo), entre outros. 

Eleger,selecionar, escolher um filme é muito pessoal,mesmo que os objetivos estejam claros, pois o gosto é muito subjetivo e isso também se refere a filmes. Pesquisei, consultei livros,catálogos, alunos, sites, entre outros, antes de chegar aos que indicarei aqui. Nesse caminho de pesquisa houve grandes descobertas e o melhor, aprendizado. Cada pesquisa um novo conhecimento que se abre e isso é muiiiiito bom.

Uma das informações que considero importante, nessa trajetória,  é a resposta que meus alunos deram sobre filmes que assistimos, comentamos e refletimos. Essa consulta é muito valiosa para mim.

No nosso trabalho pedagógico, também, é importante articular questões que sejam polêmicas ou não com o currículo. Acredito que com o Cinema é possível aprender novas formas de olhar, de ouvir e confrontar, em sala de aula, diferentes pontos de vista.  

As sugestões que inicio aqui sobre trabalhar filmes em sala de aula são escolhas sob meu olhar. Para que a tarefa tenha êxito você professor(a) deverá considerar sua turma. O que irá determinar o saldo positivo do trabalho, repito, é conhecer os alunos é, principalmente, fazer um planejamento dessa tarefa. Assistir ao filme e analisar as atividades, antes de executar qualquer tarefa. 

Sugiro a leitura do texto Cinema na Escola publicado na revista Nova Escola, para complementar seus conhecimentos. É só acessar o link: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/cinema-escola-filmes-tecnologia-audiovisual-556044.shtml.

Portanto, hoje, como sugestão, escolhi um filme que todos certamente conhecem: Bicho de Sete Cabeças, mas que traz atividades muito pertinentes. É uma atividade que poderá ser realizada, dependendo da turma, com o 9º ano e Ensino Médio. No entanto, como já disse, sua avaliação sobre a viabilidade da aplicação da tarefa dependerá de conhecer bem seus alunos.

Bicho de Sete Cabeças

Abraços e bom trabalho!

Nenhum comentário: