quarta-feira, 20 de março de 2013




A amiga de profissão, o meu adeus...
A profissional poética, criativa e amante dos livros, o meu abraço.
Certamente, a semente do seu trabalho com a leitura fez belos frutos.
A você Elaine que se misturava aos poros dos poetas, obrigada pelas conversas de aprendizagem....ficarão na saudade.

Escolhi um poema da poeta que admirávamos, Emily Dickinson. Talvez, na suavidade do poema possamos olhar diferente essa passagem.

****


"Por que não pude parar para a morte,
Ela atenciosamente parou para mim.
Na Carruagem só cabíamos nós
E a imortalidade.


Rodamos lentamente – ela não tinha pressa
E eu pusera de lado
O meu lazer e o meu trabalho
Pela sua gentileza.


Passamos pela escola, onde as crianças
Brincavam no recreio.
Passamos pelos campos de trigo maduro.
Passamos pelo sol poente.


Ou melhor, ele passou por nós.
O sereno tornou-se frio e enregelante,
Pois o meu vestido era apenas de gaze
E a minha capa apenas de tule.


Paramos diante de uma casa que parecia
Uma inchação da terra.
O telhado mal se via
E no chão a cornija.


Desde então vão séculos – e contudo
Parece menos tempo do que o dia
Em que vi que as cabeças dos cavalos
Me levavam para a eternidade".


Nenhum comentário: